A escola Q’Carinho investe em formação e ações que promovem o bem-estar e felicidade na escola!
Mesmo sendo um espaço de educação infantil onde, naturalmente, já se é muito feliz e há muita ludicidade que proporciona bem-estar no processo educativo, a escola se preocupa e age intencionalmente para que as possibilidades sejam ampliadas e mais bem aproveitadas.
Segundo a Psicologia Positiva, são fatores que geram bem-estar e felicidade: emoções positivas, engajamento, sentido, realizações e relacionamentos positivos. Para Learice Alencar, autora do livro Felicidade na escola, é possível gerar tudo isso na escola por meio de aulas dinâmicas, projetos escolares, uma boa gestão escolar, ensinando os alunos a compartilharem o que aprenderam na escola com a família, fazendo o que gostam, aprendendo, se socializando com pequenos e grandes, sendo respeitados e aprendendo a respeitar, além dos vínculos afetivos, que são promotores de segurança no ambiente em que passam boa parte do dia.
As ações intencionais, preparadas para proporcionar bem-estar e felicidade na escola, foram elaboradas pela equipe escolar, especialmente pelas professoras, vejamos algumas:
- Acolhimento musical com roda de conversa
- Oficina com a família
- Lanche divertido
- Saídas de campo
- Jogos cooperativos
- Reconto, etc.
A escola não se faz feliz porque cada um de seus alunos e colaboradores chegam até lá felizes, mas porque se constrói a felicidade, a partir da forma como se organiza, enxerga o outro, respeita e, especialmente, porque age com intencionalidade, tem o desejo de que os que estão convivendo naquele ambiente escolar sintam bem-estar e prazer em estar ali, portanto, provocam ações para que isso aconteça.
Por mais escolas que promovam felicidade e bem-estar!
Autora: Learice Barreto Alencar.
-
Vinicius Ruashttps://www.qcarinho.com.br/author/vinicius/